domingo, 9 de junho de 2013

O despertar para a leitura

A leitura e a escrita está presente em nosso dia-a-dia e a nossa maior missão como professores é despertar nos alunos o gosto e a prática pela leitura. No meu caso sempre fui muito tímida e a leitura em público ainda me causa vários minutos de angústia, falando sério, até mesmo para escrever estas poucas linhas.
Aprendi a escrever e ler com a cartilha Caminho Suave. Pelo que minha mãe falava eu era uma aluna dedicada e não tive muita dificuldade para aprender a ler e escrever.
A leitura me foi despertada com a série Vaga-lume também citada pelo colega Marco Antonio, era uma leitura "imposta", porém eu adorava a minha professora Leonice, muito dedicada e persistente, com isso peguei gosto pela leitura. Lembro do primeiro livro “A ilha perdida” e também guardo na memória “O mistério do cinco estrela”. Neste momento, parece que estou revivendo a história como se eu tivesse feito parte dela, acho que esse é o maior encanto da leitura.
Já no colegial, eu lia os livros de literatura indicados pela professora, como Senhora, Dom casmurro e Vidas secas, em voz alta para minha mãe ouvir enquanto ela costurava, pois ela gostava muito de ler e não tinha tempo.
Hoje leio pouco, porém, relembrar das leituras que já fiz durante minha vida escolar me traz sentimentos bons e produz frutos até hoje, pois me ajuda principalmente na escrita e faz parte da minha formação como educadora.
            Acredito que para despertar nos alunos o desejo pela leitura dependerá muito do quanto nós professores a valorizamos durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário