sábado, 8 de junho de 2013

Chamada Oral de Tabuada Em Outra Perspectiva



Faz bastante tempo que nossos alunos são aterrorizados com a chamada oral de tabuada. Vários até admitem preferir faltar às aulas a encarar este monstro.

É largo o contingente de profissionais da Educação contrários a esta estratégia de aprendizagem e vários autores de livros didáticos já a aboliram há longo tempo. Ambos os lados admitem que para aprender tabuada os alunos não precisem decorá-la, sendo ferrenhos críticos da “decoreba” julgando-a como processo arcaico e falho. Alguns livros textos sugerem o uso da calculadora para solução de “continhas simples”.

Concordo que a chamada oral de tabuada expõe e constrange nossos alunos. Estar diante de todos e ser considerado um “burro” é péssimo. Porém, sempre que a faço promovo-a num tom leve, sem endurecer e com bastantes risos e até algumas brincadeirinhas.

Se você ainda utiliza a chamada oral, preparei uma técnica diferente (?) que poderá ser de grande ajuda, dando um novo olhar para a chamada oral.

1)      Pegue folhas de cartolinas de duas cores diferentes.

Por exemplo, cartolina amarela e verde.

2)      Recorte pedaços de cartolina em tamanhos 15 cm x 15 cm ou 20 cm x 20 cm.

Você pode substituir a cartolina por metades de folhas sulfite.

3)      Nos pedaços de cartolina amarela escreva com letras grandes cada sentença matemática.

Por exemplo, 3 x 8.

4)      Nos pedaços de cartolina verde escreva com letras grandes os resultados de cada sentença matemática.

Por exemplo, 24.

5)      Organize seus alunos em um círculo de modo que eles estejam o mais próximo possível entre eles.

6)      Escreva na lousa os nomes ou números de cada participante.

7)      Divida o grupo em Amarelo e Verde.

8)      Separe dois participantes para cronometrarem os tempos de resposta, um de cada subgrupo.

9)      Distribua os cartões aleatoriamente entre os grupos.

10)   Sequencie as perguntas por ordem numérica (número da chamada da classe) decrescente, ou pelos ímpares depois os pares, ou pelos múltiplos de três primeiro.

11)   Inverta as duas cores de cartões permitindo que todos subgrupos possam perguntar e responder.

Espero que com esta estratégia, a chamada oral seja menos aterrorizante, mais interessante e mais legal para suas classes. Adolescentes e crianças apreciam jogos e disputas, e odeiam perder (serem eliminados) e costumam aproveitar estes momentos.

Desejo-lhe pleno sucesso.

Sou o Prô Carlos Teixeira: ensino Matemática para Sétimos e Oitavo anos.

A imagem do lado esquerdo é a obra “Medusa” pintada em 1597 por Caravaggio (Michelangelo Merisi da Caravaggio – pintor italiano que pintou em Nápoles, Roma, Sicília e Malta por volta de 1593 e 1610.

Nenhum comentário:

Postar um comentário