6º Ano - Quinta Série
Tema:
Grandeza e mediada
Tempo:
4 aulas
Objetivo Geral:
Perímetro e área de figuras planas.
Objetivos Especifico:
Resolver situações-problema envolvendo medidas de área e perímetro de figuras planas.
Justificativa:
Aprender a determinar a área e perímetro de figuras utilizando composição e decomposição de figuras é uma necessidade importante para alunos independente de sua classe social ou realidade.
Metodologia:
- Criar a noção intuitiva de área e perímetro para estimular o interesse na matéria;
- Utilizando a malha quadriculada desenvolver noções de área e perímetro;
- Resolução, em grupo, de situações que envolvam área e perímetro;
- Calculo de área e perímetro da construção da planta baixa de uma casa;
propor aos alunos recortar jornal de um metro quadrado, para recobrirmos a sala de aula, objetivando
fixar a noção da expressão "metro quadrado";
- Levar os alunos para medir o perímetro da quadra da escola, fazer algumas atividades onde o aluno possa
interagir com os demais colegas.
Recursos:
Régua, lousa, giz, malha quadriculada, jornal, livro didático e copia da planta baixa da uma casa.
Avaliação:
1) Observação do desenvolvimento e participação da atividades dirigidas.
2) Em duplas os alunos deverão calcular a área e perímetro das figuras planas que compõem a planta baixa
da casa a serem entregues para a correção do professor.
Recuperação:
Devolução da correção da planta baixa da casa, enfatizando os erros e acertos de cada dupla.
Este plano de aula foi desenvolvido coletivamente pelos Professores mantenedores deste blog durante o Terceiro Módulo do curso Melhor Gestão Melhor Ensino.
Ótimo planejamento. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bom. Ajudou e muito.
ResponderExcluir