terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de Aula - Sexto Ano: Perímetros e Áreas


Série: 6º Ano (Quinta série)

O(s) tema(s) a serem abordados: Números, Operações, Grandezas e Medidas

Objetivo geral a ser alcançado: possibilitar, através da Geometria, uma melhor compreensão do figuras bidimensionais, ampliando a visão do mundo que nos cerca.

Objetivos específicos: determinar área e perímetro de figuras utilizando composição e decomposição de figuras.

A justificativa de se trabalhar determinado conteúdo: Com a necessidade de melhorar a aprendizagem de forma atingir o maior número de alunos, faz-se necessário ao professor um trabalho contextualizado. Dessa forma, o uso das malhas quadriculadas no ensino da geometria mostra-se fundamental para a motivação dos alunos, além de desenvolver a competência de leitura, análise e interpretação de imagem. Tal forma facilita a compreensão dos alunos uma vez que se abre um leque de possibilidades do pensamento lógico adequado: ora pela contagem direta da malha quadriculada, ora pela multiplicação dos lados do polígono.

Os procedimentos metodológicos:

1º Momento: Experiência
Atividade 24: Áreas e perímetros  (Experiências Matemáticas)
Parte1: Escolhendo Ladrilhos
Parte2: Associando dois números a uma superfície

2º Momento: Outros contextos
Situação de Aprendizagem 3: Geometria e Frações com o geoplano ou malhas quadriculadas. 
(Caderno do Aluno – Vol3)         
Questão 24 – 5ª série: Para diminuir os custos para a construção de um curral, Solange resolveu diminuir igualmente as dimensões do seu projeto. No original, o curral possuía as seguintes dimensões: 12mx20m que será re-projetado para que sua nova área seja 128m2. Quais deverão ver as novas dimensões (em m) do curral de Solange?
Foco: Conteúdo Principal: área e perímetro de figuras

3º Momento: Explorando unidade de medida  (m2)
-Reportagem sobre o metro quadrado
-Construção do metro quadrado


Os recursos materiais e tecnológicos:
·         Malhas quadriculadas
·         Jornais
·         Caderno do Aluno – Volume 3
·         Folha Anexo -Experiências Matemáticas            

Avaliação: Ocorrerá durante o processo, sendo utilizado as malhas quadriculadas para a realização de atividades que envolvam área e perímetro. Esta poderá ocorrer de forma individual ou em grupo. Além disso será solicitado ao aluno a sua compreensão conceitual sobre área e perímetro bem como a elaboração de atividades  na forma de situação problemas que envolvam esses conceitos. 
-Elaboração de problemas pelos alunos:
 http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/campo.jpg

Recuperação: Será paralela e contínua, realizada por meios de novas atividades com a utilização do livro didático, onde as dúvidas surgidas serão especialmente esclarecidas com a mediação de o professor auxiliar.



Este plano de aula foi implementado coletivamente pelo Grupo de Professores mantenedores deste blog durante Módulo 3 do MGME (Melhor Gestão Melhor Ensino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário