Série: 6º Ano (Quinta série)
O(s) tema(s) a serem abordados: Números, Operações, Grandezas e Medidas
Objetivo geral a ser alcançado: possibilitar, através da Geometria, uma melhor compreensão do figuras bidimensionais, ampliando a visão do mundo que nos cerca.
Objetivos específicos: determinar área e perímetro de figuras utilizando composição e decomposição de figuras.
A justificativa de se trabalhar determinado conteúdo: Com a necessidade
de melhorar a aprendizagem de forma atingir o maior número de alunos, faz-se
necessário ao professor um trabalho contextualizado. Dessa forma, o uso das
malhas quadriculadas no ensino da geometria mostra-se fundamental para a
motivação dos alunos, além de desenvolver a competência de leitura, análise e
interpretação de imagem. Tal forma facilita a compreensão dos alunos uma vez
que se abre um leque de possibilidades do pensamento lógico adequado: ora pela
contagem direta da malha quadriculada, ora pela multiplicação dos lados do
polígono.
Os procedimentos
metodológicos:
1º Momento: Experiência
Atividade 24: Áreas e perímetros (Experiências Matemáticas)
Parte1: Escolhendo Ladrilhos
Parte2: Associando dois números a
uma superfície
2º Momento: Outros contextos
Situação de Aprendizagem 3: Geometria e Frações com o
geoplano ou malhas quadriculadas.
(Caderno do Aluno – Vol3)
Questão 24 – 5ª série: Para
diminuir os custos para a construção de um curral, Solange resolveu diminuir
igualmente as dimensões do seu projeto. No original, o curral possuía as
seguintes dimensões: 12mx20m que será re-projetado para que sua nova área seja
128m2. Quais deverão ver as novas dimensões (em m) do curral de Solange?
Foco: Conteúdo Principal: área e
perímetro de figuras
3º Momento: Explorando unidade de medida (m2)
-Reportagem sobre o metro quadrado
-Construção do metro quadrado
Os recursos materiais
e tecnológicos:
·
Malhas
quadriculadas
·
Jornais
·
Caderno do Aluno – Volume 3
·
Folha Anexo -Experiências Matemáticas
Avaliação: Ocorrerá durante o processo, sendo utilizado as malhas quadriculadas para a realização de atividades que envolvam área e perímetro. Esta poderá ocorrer de forma individual ou em grupo. Além disso será solicitado ao aluno a sua compreensão conceitual sobre área e perímetro bem como a elaboração de atividades na forma de situação problemas que envolvam esses conceitos.
-Elaboração de problemas pelos alunos:
Recuperação: Será paralela e contínua, realizada por meios de novas atividades com a utilização do livro didático, onde as dúvidas surgidas serão especialmente esclarecidas com a mediação de o professor auxiliar.
Este plano de aula foi implementado coletivamente pelo Grupo de Professores mantenedores deste blog durante Módulo 3 do MGME (Melhor Gestão Melhor Ensino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário