
É
largo o contingente de profissionais da Educação contrários a esta estratégia
de aprendizagem e vários autores de livros
didáticos já a
aboliram há longo tempo. Ambos os lados admitem que para aprender tabuada os
alunos não precisem decorá-la, sendo ferrenhos críticos da “decoreba”
julgando-a como processo arcaico e falho. Alguns livros textos sugerem o uso da
calculadora para solução de “continhas simples”.
Concordo
que a chamada oral de tabuada expõe e constrange nossos alunos. Estar diante de
todos e ser considerado um “burro” é péssimo. Porém, sempre que a faço
promovo-a num tom leve, sem endurecer e com bastantes risos e até algumas
brincadeirinhas.
Se
você ainda utiliza a chamada oral, preparei uma técnica diferente (?) que
poderá ser de grande ajuda, dando um novo olhar para a chamada oral.
1)
Pegue folhas de cartolinas de duas cores
diferentes.
Por exemplo, cartolina amarela e verde.
2)
Recorte pedaços de cartolina em tamanhos 15 cm x
15 cm ou 20 cm x 20 cm.
Você pode substituir a cartolina por
metades de folhas sulfite.
3)
Nos pedaços de cartolina amarela escreva com
letras grandes cada sentença matemática.
Por exemplo, 3 x 8.
4)
Nos pedaços de cartolina verde escreva com
letras grandes os resultados de cada sentença matemática.
Por exemplo, 24.
5)
Organize seus alunos em um círculo de modo que
eles estejam o mais próximo possível entre eles.
6)
Escreva na lousa os nomes ou números de cada
participante.
7)
Divida o grupo em Amarelo e Verde.
8)
Separe dois participantes para cronometrarem os
tempos de resposta, um de cada subgrupo.
9)
Distribua os cartões aleatoriamente entre os
grupos.
10)
Sequencie as perguntas por ordem numérica
(número da chamada da classe) decrescente, ou pelos ímpares depois os pares, ou
pelos múltiplos de três primeiro.
11)
Inverta as duas cores de cartões permitindo que
todos subgrupos possam perguntar e responder.
Espero que com esta estratégia, a chamada
oral seja menos aterrorizante, mais interessante e mais legal para suas
classes. Adolescentes e crianças apreciam jogos e disputas, e odeiam perder
(serem eliminados) e costumam aproveitar estes momentos.
Desejo-lhe pleno sucesso.
Sou o Prô Carlos Teixeira: ensino
Matemática para Sétimos e Oitavo anos.
A
imagem do lado esquerdo é a obra “Medusa” pintada em 1597 por Caravaggio
(Michelangelo Merisi da Caravaggio – pintor italiano que pintou em Nápoles,
Roma, Sicília e Malta por volta de 1593 e 1610.
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