segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula: NÚMEROS IRRACIONAIS

Série 9º ano

Tema: Números racionais e suas várias representações

Acreditando que a aprendizagem efetiva é aquela que vem atrelada a vivencia de cada aluno, faz-se necessário um trabalho que traga contexto ao mundo da matemática e a seus entes próprios.
Assim pensando, foi elaborado um percurso que descreve desde a sensibilização e interesse para com o trabalho com frações, até suas várias representações, inclui-se aqui a representação percentual e dos números decimais que apresentam parte periódica.
O trabalho pensado desta forma apresenta dois momentos, de sensibilização e a descrição do percurso de cada aula. Tem-se claro que mudanças e retomadas ao longo de percurso são necessárias e importantes para o sucesso nesta jornada.


Sensibilização: 

PRIMEIRO MOMENTO
Solicita-se aos alunos que tragam barras de chocolates para a escola, cada aluno recebe uma ficha com a descrição de um caminho para ser feito. Exemplo: divida a barra em 8 pedaços, dê 2 pedaços ao alunos Y e um pedaço ao aluno X.

SEGUNDO MOMENTO
Procura-se juntamente com os alunos a representação do que ocorreu em cada cartão, ou seja, sua ordem a serem seguidas. Os alunos representam em forma fracionária estes Números.

TERCEIRO MOMENTO
Solicitar aos alunos que efetuem em grupo as operações de soma de suas barras de chocolate, bem com o quantidade que foi distribuida por cada grupo. Assim, surge e necessidade de um Mínimo Múltiplo comum.

Primeira aula
O professor deve colocar aos alunos que existe um problema a ser resolvido para podermos somar frações de denominadores diferentes, "o quê poderíamos fazer???" Solicita-se que cada grupo pesquise na internet e apresente sua forma de resolver o problema.

Segunda aula
Cada grupo apresenta sua forma de resolver a soma de frações. Culmina-se com uma discussão sobre as formas corretas e as mais fáceis de serem executadas.

Terceira aula
O professor solicita aos alunos que representem o número meio.   Espera-se que apareça a forma fracionária e a decimal. Caso isto não ocorra o Professor deve instigar os alunos a pensarem se existem outras formas de representar uma fração, que não ela mesma.

QUARTO MOMENTO
O professor inicia sua atividade com um texto que fala sobre porcentagem, após a leitura solicita se é possível representar meio em porcentagem de um todo que representa 100%, segue-se a verificação da porcentagem do quanto cada aluno comeu ou doou de chocolates no momento de sensibilização.

QUINTO MOMENTO
O professor apresenta de modo formal os conceitos de frações, números decimais e porcentagem. Mostrando que cada um desses números podem apresentar diferentes modos de serem apresentados.


Sensibilização:
Os alunos assistem ao filme “Donald no Pais da Matemática”.

SEXTO MOMENTO
Levanta-se a discussão com os alunos sobre os números decimais e sua representação fracionária. Coloca-se a existência dos números que tem dízimas em sua composição.

SÉTIMO MOMENTO
Apresenta-se a forma de apresentação dos números de forma P|Q dos números Racionais. Modos de obtenção da fração geratriz.

OITAVO MOMENTO
Apresenta-se de forma sucinta aos alunos os números irracionais. Apresenta-se o numero Pi, e solicita-se  que façam uma pesquisa se existem outros números que irracionais.

NONO MOMENTO
Solicita-se que cada grupo de alunos façam um cartaz com os conceitos que foram aprendidos.


Processo Avaliativo:
O processo avaliativo se dá durante o percurso de cada aluno em sala de aula, (o professor deve elaborar um pequeno portifólio da cada aluno de sua sala) neste sentido, privilegia-se os resultados ao longo da aprendizagem em detrimento de apresentações de resultados dados por provas e testes pontuais.

Processo de Recuperação:
A recuperação será feita através de lista de exercícios de fixação preparados sobre exemplos apresentados no decorrer das aulas do período e no filme "Donald no mundo da Matemática". Além disto, uma prova de verificação deverá ser aplicada.

Recursos Necessários:
- Um refeitório;
- Computador com acesso a internet;
- Filme: "Donald no País de Matemática";
- Cartolina;
Caderno do aluno: São Paulo faz escola. 




Este plano de aula foi preparado e revisado pelos Professores mantenedores deste blog durante o o Módulo  3 do Melhor Gestão Melhor Ensino.

Última edição feita por Prof. Carlos Teixeira  (teachercarlosteixeira@gmail.com) em 21/06/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário